Clique na figura ao lado para comprar livros de Tercival Psicanalista
  Venda de Livros
 
 
Página Inicial
Histórico
Fatos e Fotos
Vídeos
Notícias
Links
Fale Conosco
 Notícias
terça-feira, 6 de março de 2012
Diferença entre Psquiatria, psicologia e psicanálise
     Por ilista.com.br
 

A mente humana é complexa demais, sofre alterações genéticas, temperamentais e ainda traumas que podem causar graves sequelas. Com o objetivo de facilitar a vida que se desenvolveu a ciência, ela é uma fonte rica e inesgotável de conhecimento e estudos que tem capacidade de curar e entender como funciona nosso comportamento. E com o foco da mente existem os três “psis” que vem contribuir com essa análise.

Segundo Denise Marcon, psicóloga, tutora do Portal Educação, é muito importante conhecermos qual a diferença real entre estas três ciências. “Temos que levar em consideração que a psicologia, psiquiatria e psicanálise, cada uma em seu espaço, tem um ponto em comum, que é proporcionar uma boa saúde mental para os indivíduos”, explica.

Cada uma possui suas particularidades, históricos bem diferentes e métodos teóricos e trabalho individuais. Além do mais existe mais uma ciência que também objetiva estudar a mente, porém não vamos citar aqui, que é a neurociência.

Quem explica as diferenças é Lenilson Ferreira, psicanalista, que falou sobre o assunto com a Livraria da Folha. Em resumo, a Psicologia, é a ciência do comportamento humano e busca adequá-lo a uma normalidade. Trabalha exatamente na parte consciente da mente humana e tem como premissa “vender a felicidade”.

Já a Psicanálise, é o estudo do inconsciente, ou seja, da parte da mente humana da qual não temos conhecimento direto. Ela vem ajudar a entender certas coisas, como sentimentos e o porquê de fazermos certas coisas. As respostas geralmente podem ser encontradas em nosso inconsciente e a Psicanálise nós dá as técnicas de acesso a ele. É por causa disso que há quem diga que a Psicanálise “vende a verdade”.

A Psiquiatra é a única dentre as três que habilita seu profissional a prescrever medicamentos, os chamados psicofármacos, assim contribuindo no tratamento dos sintomas apresentados. Nota-se ainda, que psiquiatras, buscam conhecimentos de Psicanálise, trazendo mais benefícios aos pacientes.Leia mais em: Portal Educação - Medicina1 comentário(s)


Por: Dr.Wagner Paulon em 27/07/2011

Excelente Articulista, Excelente Artigo, Didática Perfeita, clara e objetiva. Parabéns Psicanalista e Escritor Lenilson Ferreira. Grato. Atenciosamente, Dr.Wagner Paulon Conselho Brasileiro de Psicanaálise ( I.N.N.G.)


 
PUBLICIDADE
Radio
Disk Bíblia
Bíblia
O lOuvor nosso de cada dia
Curso de psicanalise
Jesus vence as drogas - O livro
jvd
Depressão
Fe e enfermagem
Whatsapp
Sociedade dos poetas vivos
cesab
Tcb
Entendendo a esquizofrenia
Projeto Teo
Atendente de Enfermaem
Almoço para mordores de rua
Casa de REcuperação
Trabalho voluntário
CBP
CCC
Filmes grátis
Deus feto
Cpc
Pré Escola Comunitária
Facebook
Deus é Bom
Toque corações
Amigos de Jesus
Nosso amigo o dom
Canal do Tercival
Fé e Enfermagem
Down
FALE CONOSCO
SOS Africa


Comunidade Evangélica Virtual Deus é Bom
Fale Conosco | contato@deusebom.com
Todos os direitos reservados