quarta-feira, 7 de agosto de 2013


A diferença entre o aplaudido bombeiro e o criticado auxiliar de enfermagem é que o primeiro salva vidas em público e o segundo, atrás de um biombo rasgado.
Tercival Campestre Barbosa - Livro: Jesus vence as drogas 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Enfermagem e os dez certos. Chega de silêncio!




Gradativamente a enfermagem vem sendo sobrecarregada com mais exigências profissionais.

Minha mãe, auxiliar aposentada, ficou surpresa, ao saber que nós hoje fazemos a barba dos pacientes... No seu tempo no Hospital das Clínicas, havia um Barbeiro!

Quando Fiz o curso, falava-se em 5 certos. Hoje faço as contas e verifico que são Dez!

Para que o leigo entenda: Antes de realizar qualquer procedimento com paciente, oferecer um simples comprimido, por exemplo, devemos verificar estas DEZ situações:

01- Medicamento certo
02- Via de administração certa
03- Dose certa
04- Procedimento certo
05- Horário certo
06- Paciente certo
07- Estado clinico certo
08- Consentimento certo
09- Prescrição certa
10- Postura profissional certa

Fatalidades que chegam à mídia,   podem tratar de haver não se cumprido APENAS um destes certos.

Vejam por que digo APENAS:

Em uma Ala de clínica médica, um auxiliar fica em média com  6 pacientes.

Os pacientes são medicados, 3 vezes no plantão, recebendo em média 10 procediemntos cada paciente.

Então vamos ás contas:

10 procedimentos X 10 certos X 6 pacientes X 3 horários =  1800 certos por Auxiliar ou Técnico de Enfermagem em um plantão de 12 horas.

O COREN de São Paulo divulgou que somos atualmente 413.000 profissionais X 1800 certos = 743.400.000 certos por dia

Não estou citando é claro, as situações absurdas e constantes em que um só auxiliar atende a 18 pacientes durante um plantão como já aconteceu comigo, e a conta acima, prevê um plantão sem nenhuma  intercorrência !

Se levarmos em consideração as condições em que estes 743.400.000 certos são praticados, promoveremos os profissionais de enfermagem ao status de heróis!

É por isso que eu digo: " A diferença entre o aplaudido bombeiro e o criticado auxiliar de enfermagem é que o primeiro salva vidas em público e o segundo atrás de um biombo rasgado"

Sr Alexandre Padilha ao inaugurar a UPA do Jardim Zaira em Mauá, dirigiu-se a enfermagem e disse:

"Agora vocês tem que trabalhar com amor... Não adianta inaugurar um equipamento destes se vocês não trabalharem com amor.. Vocês tem que ser como aqueles ali ..." E apontou para os profissionais do Samu que assitiam o evento...

Pobre ministro da Saúde... Aquela equipe de enfermagem a qual se dirigia, ele não sabia.... Eram os heróis do Hospital Nardini, que nas piores condições humanas e profissionais possíiveis, haviam carregado aquele hospital nas costas nos últimos DEZ anos, com remédio, sem remédio, com salário, sem salário, com médico e sem médico, com prefeito e sem prefeito!  Aqueles profissionais aguardaram ansiosos a chegada da  FUNDAÇÃO, que era a grande promessa de melhora para o Nardini  e quando a FUNDAÇÃO chegou, foi declarado que aqueles HERÓIS DA RESISTÊNCIA, não tinham o perfil necessário para desfrutar das melhorias que chegaram e foram JOGADOS nas UBSs de beira de rio.... Estavam ali com a esperança de finalmente estar recebendo condições dignas de trabalho e reconhecimento público na festa de inauguração mas, mais uma vez  foram  humilhados em público. Aqueles profissionais  "sem amor", compraram remédios, material de higiene e pagaram profissionais de limpeza com os próprios salários para o hospital Nardini não parar de atender a população.

Com todo respeito pelos profissionais do SAMU, que também são profissionais de enfermagem, é fácil ser bem quisto pela população quando seu tempo de convivência com o profissional é de apenas alguns minutos!

Com reconhecimento público ou não, PARABÉNS enfermagem! Vocês são o máximo !

Parabéns por acertar MAIS OU MENOS  743.400.000(Setecentos e quarenta e três milhões e quatrocentos mil) vezes por dia !









sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Sexo e o amor de Deus




O condiloma acuminado ou verruga genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) que se caracteriza pela formação de verrugas no períneo, conhecidas popularmente como crista de galo ou jacaré.

É causada pelo vírus HPV. A transmissão do vírus é sobretudo na relação sexual, mesmo que não haja penetração, mas pode ocorrer também, por exemplo, por roupas íntimas contaminadas .

As lesões atingem a pele do pênis, a glande, a uretra, nádegas, ânus, vagina e regiões próximas. As lesões que ocorrem no reto não são necessariamente causadas por sexo anal.

O condiloma acuminado é uma DST transmitida pelo sexo oral vaginal e anal, e também pela masturbação em casal. Pode ser transmitida também por contato indireto do tipo utilizar sanitários públicos.

Seus nomes populares são Cavalo, Cavalo de crista, Crista de galo, Figueira, Jacaré, Jacaré de crista ou couve-flor. Fonte Wikpédia

Comentários do Técnico de Enfermagem
  Ministro Tercival:

Gênesis 1:31 " E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom ..."

Entre as coisas que Deus criou e viu que eram boas, está o sexo, é evidente, pois foi ele quem criou o homem, a mulher, a maravilha do corpo humano, o milagre da vida e o prazer a dois.

Gênesis 2:18 "Não é bom que o homem esteja só, darlhe-ei uma ajudadora"

Gênesis 2:24 " Apegar-se-a a uma mulher e serão ambos uma só carne"

A Bíblia em momento algum é contra o sexo. As orientações que ela dá, são para nosso bem, nossa felicidade, vida equilibrada, saudável, com nossas necessidades básicas supridas, com equilibrio  emocional e social.

A  mídia  é falsa, hipócrita, divulga o sexo como se fosse APENAS, fonte de prazer e não associa a ele, as responsabilidades e consequencias que, são inseparáveis.

Enquanto a pornografia é explícita a educação é camuflada, por esta razão, em meu ministério, estas fotos e orientações são sempre presentes.

Disse Jesus: João 8:32 "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Condiloma é uma verdade.Quando conheço esta verdade sou liberto pelo conhecimento. Aparto-me do adultério, da fornicação,  da promiscuidade não por ser um crente tímido e ignorante, mas por estar convicto que... Tudo que a bíblia me orienta é... BOM ! 

A palavra pecado significa errar o alvo, perder o objetivo principal da vida.

Me aparto do pecado não apenas pela emoção do louvor na igreja mas, pelo conhecimento de VERDADES. A emoção passa, o conhecimento fica.

Quando vejo pacientes sofrendo com  DSTS, doenças sexualmente transmissíveis, louvo a Deus por seu amor para com seus filhos pois, ao orientar quanto a fidelidade conjugal, a monogamia, a higiene, a família, a paternidade responsável, Ele está nos livrando destes e, muitos outros PROBLEMAS.  Obrigado Senhor!

....."O acaso NÃO vai te proteger,
 enquanto você andar distraído !"

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Na passagem de plantão





Passo o plantão para uma colega que há tempos  não via . Fraternais saudações. A Enferamgem é uma família linda!  É mais um grande valor nosso que a mídia desconhece.

-Trabalhei hoje com nossa colega lá em outra unidade... Puxa o filho dela já está com 3 anos ! - Disse eu.

-Minha filha está com 5 - Contava a mãe coruja -  Quando ela estava com um ano, eu e o pai dela nos separamos... Com dois para três anos, ela dizia:

 "Vou orar para Jesus e você e o pai vão namorar...."

-Com 3 aninhos ela dizia isso?

-Pois é... No começo achava que era coisa de criança... Depois como ela insistia.. Eu dizia para ela... Não é bem assim... Só falar com Jesus e eu volto com seu pai.... Mas ela dizia: É assim mesmo eu já falei com Jesus e vocês vão namorar!

-Incrível !

-Pois é, a avó a levava em uma igreja. Um dia a pequena me disse. Quando este homem feio e escuro que está do seu lado for embora, meu pai vai voltar...

-Jesus !

-Pois é... Em resumo, nós voltamos! E hoje estamos todos na igreja! Meu marido diz que temos que estudar muito a bíblia para acompanhar a pequena. Ela com 5 anos ora, canta, é uma benção!

-Jesus ! - Era só o que eu com os olhos lacrimejados conseguia responder - Por fim a mãe concluiu:

-É... Os Cds que você deu ela tem até hoje e ouve direto !

Lá estava eu de novo, perdido numa situação embaraçosa...Eu não lembrava de ter dado CD nenhum... Corre memória corre, não posso dar este furo... Jesus me acuda!

-Os Cds de histórinha da bíblia ?  - Arrisquei...

-Sim... Ela continua ouvindo até hoje...

Alguém no corredor chegou para tratar de um assunto do plantão... Eu fui embora chorando... Só agora me lembrava... Dei os Cds quando ela ainda estava gestante. Disse a mãezinha que ela deveria começar a ouvir  desde a vida intrauterina.  Na ocasião sitei que Deus nos conhece desde o ventre.


Hoje dou graças a Jeová, pois mais uma vez  cumpriu a Sua palavra:

"Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas." Eclesiastes 11:5




terça-feira, 27 de março de 2012

Casa de recuperação portátil.


Casa de recuperação. Internar ou não internar, eis a questão.

Cracolândia não é um lugar na cidade de  São Paulo. É uma filosofia de vida.

Todos os que etão usando "drogas leves" nas baladas, são adeptos desta filosofia e estão sujeitos a ter o mesmo fim desgraçado.

Os que já estão atolados até o pescoço... Começaram exatamente assim como você, achando que eram muito espertos.


Creio que é melhor acender uma vela do que apenas amaldiçoar a escuridão. Então fica aqui minha contribuição.

Publiquei e está disponível em http://www.deusebom.com/ o livro JESUS VENCE AS DROGAS.


É uma casa de recuperação de bolso. Nos intervá-los em que o dependente tem momentos de lucidez, deve estar lendo este livro para fortalecer sua vontade de largar das drogas.

Dê de presente. Reuni neste livro o que há de melhor em termos de orientação para recuperandos.

A droga é problema de saúde pública.

"Lendo este livro, ou internado em uma casa de recuperação, o que você precisa para livrar-se dos vícios, é obedecer a instrução"














quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Hemograma da fé





As perguntas não cessam !


Em meu site http://www.deusebom.com/ que conta com mais de um milhão e meio de acessos, as perguntas continuam.


Tenho explicado porque usar a psicanálise na vida cristã:


Jesus disse:
"Limpai primeiro o interior do copo"
Mateus 23:25-26

O Salmo primeiro diz:
"Medita na lei do Senhor de dia e de noite"
Salmos 1:2

O Apóstolo Paulo ensina:
"Examine-se pois homem a si mesmo"
I cor. 11:28

A psicanálise é um auxilio para vivermos a plenitude do evangelho

Agora surge uma nova e interessante pergunta: Porque utilizar a bíblia em psicanálise ?


A resposta é simples e dou um exemplo da área médica.


O Clinico pede um exame de sangue... uma ANÁLISE sanguínea, um hemograma.


De nada adianta saber quantos milhões de hemacias temos por mm3 de sangue se não houver, VALORES DE REFERÊNCIA.


Os valores de referência, informam qual é o normal, o desejável, o necessário em uma pessoa saudável.


Em meu consultório de psicanálise é da mesma maneira, fazemos a análise dos sentimentos, dos pensamentos, sonhos,  comportamentos e... a bíblia dará a informação do que é normal, saudável, útil, receita para a felicidade!


Os valores médicos de referência são obtidos após décadas de estudo, exames, comparação de milhares de pessoas...


A bíblia com seus 3.500 anos de história, faz o mesmo com relação ao comportamento humano, analisa o proceder e orienta.


Há indivíduos que mesmo sabendo que estão com níveis elevados de colesterol e hipertensão, decidem continuar  comendo um leitão por senama, regado com muito sal  e alcóol.


Em meu consultório informo qual é a referência bíblica, para a situação, o cliente acata se quiser!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Massagem e psicanálise cristã




Em meu consultório de psicanálise, preciso aplicar sempre os seguintes princípios bíblicos:


"Examinai tudo e retende o bem"
 I Tessallonicentes 5:21
"Fiz-me de tudo para todos para por todos os meios
 chegar a salvar alguns"
I Cor. 9:22
"Procurai com zelo os melhores dons e Eu vos mostrrei
um caminho ainda mais excelente"
I Cor. 12:31


Assim é que  introduzi nos casos em que se fizerem necessários, a massagem  relaxante no tratamento de meus clientes.


Levando a massagem de conforto, técnica de enfermagem, para a clínica de psicanálise cristã, passo a atender a carência afetiva, física, emocional de portadores de necessidades especiais.


Tercival Campestre Barbosa -  Ministro do Evnagelho, Pedagogo, Psicanalista, Técnico de Enfermagem 


 http://www.deusebom.com/




MASSAGEM


Uma massagem suave ajuda o corpo a relaxar e proporciona uma sensação agradável. Quando você aplicar uma massagem, certifique-se de que também está relaxado. De outro modo, a tensão do seu corpo tornará difícil liberar a tensão do corpo de quem recebe a massagem.

Tire tudo que possa machucar a pessoa em quem vai fazer a massagem: anéis, relógio de pulso ou pulseiras, e veja se as suas unhas estão curtas e aparadas. Antes de começar, certifique-se de que o compartimento está quente e iluminação reduzida.

Faça a pessoa a quem vai dar a massagens, que deve estar nua ou vestir apenas roupa intima, deitar-se de barriga para cima sobre uma superfície firme e acolchoada  por exemplo, um tapete estendido no chão ou uma mesa coberta com um cobertor. Não use a cama, pois o colchão. ao afundar’, absorverá a maior parte da pressão.

Se você empregar óleo para bebê ou óleo vegetal para a massagem, aqueça-o primeiro nas suas mãos. Não massageie de modo algum a parte da frente do pescoço. Nunca exerça muita pressão no fundo das costas nem no estômago, nem aplique pressão diretamente sobre a coluna vertebral.


Como fazer massagem na parte de cima do corpo

Comece tamborilando de leve o rosto com as pontas dos dedos, partindo do centro para os lados e terminando com movimentos circulares nas têmporas. Massageie as faces e o maxilar, Ao longo das sombrancelhas,faça pressão e alivie várias vezes. Com as pontas dos dedos, massageie o couro cabeludo com força suficiente para fazer mover a pele.

Depois, segure a cabeça da pessoa, enquanto trabalha os músculos do pescoço com os dedos. Com suavidade, ponha a cabeça da pessoa para baixo e, com uma mão em cada ombro, empurre em direção aos pés. Manipule, amassando, os músculos que correm ao longo da parte superior do ombro. Esta técnica proporciona um bom efeito relaxante.

 

Como fazer massagem no tronco



Pouse as suas mãos, de palmas para baixo e polegares unidos, com a parte posterior das palmas logo abaixo da clavícula de quem recebe a massagem. Faça deslizar as mãos para baixo, aplicando pressão média sobre o peito e menos pressão sobre o estômago.

Em seguida, coloque as mãos com os dedos para baixo, num dos lados do corpo, e puxe os músculos para cima, alternando as mãos e aplicando movimentos de amassamento ao longo de toda a parte lateral. Repita do outro lado. finalmente, trabalhe a parte de cima do peito com as pontas dos dedos.



Como fazer massagem nos braços, mãos e pernas

Segure o pulso da pessoa com as duas mãos e aplique um movimento firme e deslizante na direção da axila; leve-a mão que ficou por cima até o ombro. Com ambas as mãos, puxe com força para baixo, ao longo dos lados do braço e por cima dos dedos.

Com o cotovelo de quem recebe a massagem dobrado e apoiado na superfície o rodei-e o pulso com as mãos e puxe até o cotovelo, Volte para trás sem aplicar pressão.

Com o o cotovelo na mesma posição, massageie a parte interna do antebraço com os polegares. Coloque a mão da pessoa sobre o seu ombro e aplique a mesma técnica no braço. Finalmente, agarre-lhe o braço com ambas as mãos e torça-as vigorosamente para trás e para frente ao longo de todo o comprimento. Repita o processo no outro lado.

Massageie a palma de cada mão com os nós dos dedos. Trabalhe as costas da mão e depois a frente com os polegares. Torça suavemente cada um dos dedos, dobrando-os ligeiramente para trás e para a frente, enquanto os massageia da base para o topo.

Faça para as pernas a mesma série de movimentos utilizada para os braços, massageando primeiro de baixo para cima e de novo para baixo a perna inteira, trabalhando em seguida para cima a coxa e depois a perna.

Segurando o joelho com as suas mãos, siga com os polegares o sulco em volta da rótula. Dê pancadinhas leves na rótula com as pontas dos dedos. Depois, aplique movimentos circulares nos lados do osso. Torça as pernas como fez com os braços e trabalhe os pés como fez com as mãos, aplicando mais pressão nos calcanhares.

 

Como fazer massagem nas costas



A pessoa deve agora deitar-se de barriga para baixo, com a cabeça lateralizada. Faça movimentos de amassamento nas nádegas; depois, torça os nós dos seus dedos indicadores nas concavidades de cada lado. Faça vibrar toda a área com a parte posterior das palmas das suas mãos.



Aplique um movimento longo e deslizando ao longo das costas, em seguida trabalhe com os polegares os sulcos de cada lado da coluna vertebral. Ao voltar para trás, enterre as pontas dos seus dedos indicador e médio bem fundo nos sulcos.




 Massageie com movimentos de amassamento os músculos da parte superior das costas e depois esfregue as mãos energicamente sobre elas.

A seguir, deslize as pontas dos dedos sobre todo o corpo e faça batimentos nos músculos com a borda das mãos. Termine a massagem aflorando todo o corpo com as pontas dos dedos.

 

Como fazer uma relaxante massagem


1. As massagens no rosto, cabeça e pescoço ajudam a aliviar as dores de cabeça e o cansaço dos olhos. Comece batendo no rosto com as pontas dos dedos e depois massageie delicadamense as têmporas com movimentos circulares.

rosto
2. Bata nas faces com suavidade mas cora firmeza e, em seguida, com  as pontas dos dedos, massageie ao longo do osso do maxilar.
rosto-2
3. Com o polegar e o indicador de cada mão, dê pequenos beliscões ao longo das linhas das sobrancerhas.
rosto-3
4. Coloque as suas mãos por trás do pescoço e massageie os músculos deste com movimentos firmes de baixo para cima.
massagem no rosto
5. Coloque as mãos por baixo das claviculas e faça movimentos deslizantes sobre o peito e o estômago.
massagem no torax
6. Puxe os músculos para cima com uma das mãos e depois com a outra, torcendo-os enquanto trabalha ao longo de cada lado. Depois, com movimentos circulares, trabalhe em volta do peito e do esterno
(à direita).
rosto-8
7. Segure o pulso com as duas mãos e massagaie para cima. Depois, puxe para trás com firmeza os lados e os dedos.
rosto-7
8. Segure o pulso firmemente com uma das mãos e com a outra massageia a parte interna do antebraço.
rosto-6
9. Com a pessoa que recebe a massagem deitada de barriga para baixo, massageie as nádegas. Depois, trabalhe com os polegares ao longo dos dois lados da base da coluna vertebral e enterre nos sulcos os dedos indicador e médio.


rosto-9


Uma cuidadora nos dias de Jesus  
 Lucas 7:37 a 50 

"E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;

E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.

Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.

Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.

E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?

E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.

Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.

Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.


Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.

E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?

E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. "