Curso Online de Psicanálise Cristã
5 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Psicanálise Cristã

Soma dos conceitos de psicanálise e principios bíblicos para orientar a igreja contemporânea.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 100,00
(Pagamento único)

Mais de 60 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Soma dos conceitos de psicanálise e principios bíblicos para orientar a igreja contemporânea.

Ministro do evangelho e Psicanalista. Há 36 anos dirige a Deus é B.O.M Benefícios e Orientação ao Menor - www.deusebom.com


- Manuel Joscelino Freitas Capistrano

- Tercival Campestre Barbosa

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  •       Curso de psicanálise cristã

    Tercival Campestre Barbosa Ministro do evangelho - Psicanalista

  • Objetivos

    A proposta aqui não é oferecer um curso de teologia ou psicanálise  e sim  ser uma ponte entre as duas matérias. Apontar o que elas tem em comum. Demonstrar com casos reais como essa harmonia pode ser benéfica aos clientes.
    Público alvo: Ministros do evangelho, psicanalistas e todo aquele que tem prazer em ouvir e orientar pessoas.
    Através da psicanálise identificamos a origem dos problemas com a bíblia oferecemos orientação.

    O humano é um ser bio-psico-social-religioso

    -2-
    -02-

  • VISÃO TEOCÊNTRICA
    O universo da ovelha é do tamanho da cabeça do pastor. Quando nosso pastor é Cristo nosso universo é infinito.
    O sociólogo Aristides Barbosa meu pai, declarou certa vez: “A sabedoria divina é um oceano, as denominações religiosas e cientificas são homens com pequenos baldes, cada denominação vai ao oceano e retira um pequeno balde porém, o oceano da sabedoria divina nunca se esvazia e nenhum homem jamais poderá dizer que é dono dele todo.”
    Defino Teocentrismo como reconhecer a supremacia divina e a pequenez do ser humano.
    Nenhuma denominação religiosa ou cientifica, sozinha ou isolada é capaz de compreender ou explicar todo o universo.
    -3-

  • O tolo contende entre as ciências, o sábio , o filósofo, o que ama a sabedoria, as reúne. O Cristão que ao tomar conhecimento da ciência se aparta do credo bíblico é imaturo. Não percebe Deus, presente em todas as coisas.
    Há quem diga que o universo teve origem no Big Bem uma grande explosão e há quem diga que tudo surgiu quando Jeová disse: Haja! Simplifico dizendo que o “Haja” foi o start da explosão que deu origem ao universo.
    Criar tudo do nada é inconcebível. É exatamente isso que Deus é. O dia em que for possível concebê-lo Ele não será mais Deus.
    Há quem discuta criação ou evolução. Aos nove anos de idade minha professora do 3.º ano primário explicava sobre Charles Darwin e eu declarei em classe: “ Se o homem veio do macaco os que estão no zoológico são retardados.” A professora disse que eu não havia entendido a Teoria de Darwin, eu disse que ela não entendeu o que eu havia dito. Por que em milhares de anos os do zoológico não se tornaram humanos ? Cinquenta anos depois continuo fazendo a mesma pergunta.
    -4-
    -03-

  • É evidente que sem desodorante ou lâmina de barbear Adão não tinha a aparência que mostram as revistas evangélicas. O Filósofo Huberto Hohdem esclarece que a etimologia da palavra Adão é Ad airan, que significa o primeiro ego.
    Se existimos enquanto espécie, tem que ter havido um primeiro de nós e, este é Adão. Adão é o homem do neolítico, paleolítico , idade dos metais, pedra lascada, o homem das cavernas, que a ciência confirma através da arqueologia.
    Há quem diga que não tem lógica o homem ter vindo do pó mas, o que não tem lógica é querer que Moises ao escrever o livro de Gênesis em 1445 AC usa-se por exemplo a palavra célula, que só foi criada por Robert Hooke sem 1665 DC ao examinar no microscópio lâminas de cortiça.
    =5=..

  • Molécula, átomo, cadeia de DNA eram palavras que ainda não existiam . Para que sua mensagem fosse entendida pelos homens, Moisés só podia usar a palavra pó pois era a menor porção, a menor partícula do universo conhecida na época. As parábolas são a prova de que a linguagem bíblica tem que se adequar ao conhecimento do homem no momento.
    Outra discussão infantil entre Cristãos e ciência é vida extra terrestre. Não tem a menor lógica o Cristão dizer que vai para o céu e não acreditar em vida fora da terra. A respeito do Cristo ficou escrito: “Veio para os que eram seus. e os seus não o receberam.”.(João 1:11) Quem vem , vem de fora.. Jesus é extra-terrestre.! Ele declarou: “Vou vos preparar lugar para que onde eu estiver, estejais vós também, na casa de meu pai há muitas moradas e se assim não fosse eu vo-lo teria dito” (João 14) .
    O Brasil, só foi descoberto depois que os europeus inventaram as caravelas. A lua só foi alcançada depois que inventaram a Apolo 11. Quando tivermos naves mais potentes, encontraremos outras moradas da casa do Pai, se Ele permitir.
    -6-

  • A geografia estuda a Terra que Deus criou. A astronomia estuda o universo sideral e os corpos celestes que Jeová criou, A física estuda a natureza e os fenômenos que já existiam aqui no planeta muito antes do físico nascer. Toda matéria prima que a matemática mede, mensura, quantifica, já existia aqui antes dela.
    A medicina estuda o corpo humano que não foi criado pelo homem. A psiquiatria, psicologia e psicanálise tentam compreender a fantástica mente humana criada por Deus , para explicar para nós homens como ela funciona.
    Desafio aos que discordam a criar um homem ou um gomo de mexerica do nada. O Homem não é capaz sequer de criar o nada, pois já se comprovou que mesmo no interior do vácuo existe energia.

    Nós seres humanos com toda nossa ciência e tecnologia somos apenas micróbios tentando entender o universo criado por Deus.
    -7-

    -05-

  • Nenhuma Teoria, filosofia ou tecnologia abala a fé do Cristão maturo que entende o que está escrito: “ Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez” ( João 1)
    É com esta mente aberta e cristo-cêntrica que proponho Psicanálise cristã. Utilizamos as propostas de Freud sem problema algum. O setting, o divã, a livre associação, as fases do desenvolvimento sexual, complexo de Édipo , interpretação de sonhos, transferência... Ao identificar o trauma, a origem do conflito, a dúvida, se for útil para a compreensão do cliente, ilustramos as orientações com passagens bíblicas.
    Há quem diga que não se pode orientar o cliente de psicanálise. Isto é uma incoerência pois quando divulgamos nosso consultório estamos orientando as pessoas a nos procurar.
    -8-

  • Psicanálise é a técnica desenvolvida por Sigmund Freud para acessar o inconsciente que segundo ela, é onde estão armazenados os reais motivos de nossos comportamentos. A bíblia confirma que o homem não conhece a si mesmo: “Quem pode entender os seus erros? Expurga-me Tu dos que me são ocultos” (Salmo 19:12) . A Psicanálise Cristã é mais um recurso para que venhamos conhecer nossos erros e consertá-los. Freud propôs acessar essa área desconhecida, que está oculta , através da técnicas da livre associação, que ficou conhecida como a cura pela fala. Novamente a bíblia confirma este processo quando declara: “ A boca fala do que vai cheio o coração” (Mateus 12:34). -9-

  • A psicanálise dá importância a todas as experiências vividas pelo individuo desde as intrauterinas .Isso também é bíblico: “Antes que se formasse no ventre te conheci” (Jeremias 1:5 )Freud defende que os sintomas e comportamentos do individuo são determinados por informações e experiências que ficaram nesse inconsciente e que a análise da livre associação, dos atos falhos e dos sonhos podem revelar. Ao encontrar estes motivos inconscientes o individuo entende por que se comporta desta ou daquela maneira, por que sente deste ou daquele jeito e então os sintomas desaparecem. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32.)A etimologia da palavra clínica, remete a “inclinar-se sobre” “dar atenção a”, psique remete à alma. Clínica de Psicanálise Cristã é: Enclinar-se , dar atenção a alma, aos sentimentos e ministrar orientação bíblica
    -10-

  • Por vezes os cristãos demonstram resistência em seguir tratamentos de saúde mental o que  pode prejudicar seu bem estar. Esta dificuldade é bilateral pois  por  vezes o  profissional de saúde  desconhece o  evangelho, a bíblia,  a filosofia cristã.

    A psicologia cognitiva comportamental reza que de acordo com o que o individuo crê ele pensa e de acordo com o que pensa age. Não conhecer este trinômio que rege a vida de milhões de cristãos só pode ser prejudicial ao relacionamento terapêutico.
    -
    11-


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 100,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • * Visão Cristocêntrica  
  • * Analogia entre bíblia e Freud
  • * Aplicação prática
  • * Estudo de casos