Clique na figura ao lado para comprar livros de Tercival Psicanalista
  Venda de Livros
 
 
Página Inicial
Histórico
Fatos e Fotos
Vídeos
Arquivos de Audios
Notícias
Links
Fale Conosco
 Notícias
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Massagem e Psicanálise
     Por Espaço enfermagem
 




Massagem de conforto é um conjunto de manobras aplicadas sobre a pele que dependendo da pressão exercida pela mão,podera atingir os músculos e demais camadas internas. Dentre as terapias corporais,a massagem é a mais elementar e a mais antiga.Os gregos e os romanos foram grandes conhecedores e praticantes da massagem e a usavam nos tratamentos das doenças.Sabe-se portanto que a massagem possui grandes virtudes terapêuticas.
A masagem tem um efeito indireto( no local onde está sendo aplicada)e um efeito direto que atinge sitema fisiológico e o metabolismo em geral.













MANOBRAS MAIS UTILIZADAS NA MASSAGEM

Para pacientes acamados


DESLIZAMENTO

É um movimento inicial no tratamento da massagem.É muito relaxante.Conciste em movimentos suaves e deslizantes com a palma da mão aberta.inicia-se com toque suave e vai aprofundando.Os deslizamentos agem sobre as terminações nervosas e sentivas da pele.

FRICÇÃO

É feita com a ponta dos dedos,com movimentos curtos das articulações.
Amassamento:
atua princilamente nos músculos ,vasos sanguíneos,linfáticos e sistema nervoso.O amassamento consiste em encher toda mão com certa porção de tecido muscular,pressionando suavemente entre os polegares e os dedos

VIBRAÇÃO
É um movimento trêmulo que se estende do braço de terapeuta,para a região do corpo que está sendo massageada.tem efeito calmamente,analgésico e antiespasmódico


INDICAÇÕES DA MASSAGEM

-Diminuir tensões

-Melhorar circulações

-Aumentar temperatura do corpo

-Previnir escaras

-Esimular quando deslizamento rapído

-Acalmar quando deslizamento lento

-Auxiliar em retorno venoso para o coração

-Aumentar diurese

-Produz um bem estar geral acalmando e recuperando o equilíbrio emocional

-Auxilia para diminuição de constipação

-Diminui hematomas(superficiais e profundos)

-Trata de problemas específicos(edema crõnico,tecido cicatricial superficial ou
profundo,lesões de músculos,tendões ligamentos ou articulações.


CONTRA INDICAÇÕES DA MASSAGEM

-INFECÇÃO AGUDA DOS OSSOS,ARTICULAÇÕES,PELE,MÚSCULOS,TECIDO SUBCUTÂNEO

-Câncer na area a ser tratada,tuberculose

-Varizes

-Cicatrizes recentes

-Estado febril

-Tumores

-Fraturas,queimaduras e feridas abertas.



*** MASSAGEM RELAXANTE ***
.
A massagem relaxante beneficia a flexibilidade e aumenta a circulação, e do ponto de vista psicológico criam uma sensação de bem-estar e alegria. A massagem relaxante anti-stress ajuda a acalmar o corpo e a mente.


Acalmar o corpo é acalmar a mente, e uma das maneiras de se obter isso, é através da massagem relaxante, que proporciona o relaxamento e o alívio do stress e das dores.

A massagem relaxante promove a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.

Como é feita a massagem relaxante ?
.
Técnica aplicada na massagem relaxante através de movimentos suaves e firmes por todo o corpo, proporcionando relaxamento da musculatura e aliviando as tensões e stress. A massagem relaxante é aplicada com óleos ou cremes associados à aromaterapia, trazendo um efetivo bem estar e sensação de conforto e tranqüilidade.
.
Técnicas de Massagem Relaxante;
.

Massagem relaxante com Deslizamento;
.

Um movimento de alisamento é realizado com toda a superfície palmar de uma ou ambas as mãos na massagem relaxante. Quando realizado lentamente, o alisamento ajuda o paciente a relaxar. Este movimento também mostra-se útil na união das seqüências de outros movimentos.

Efeitos do Alisamento na massagem relaxante;
.
Os efeitos terapêuticos desssa técnica de massagem relaxante são gerados principalmente mediante um impacto mecânico direto nos tecidos, e reflexamente por meio do sistema nervoso sensitivo.
Pode ser obtido um relaxamento significativo, produzindo um efeito sedativo, que pode aliviar a dor e o espasmo muscular.

Massagem relaxante com Amassamento;
.
Amassamento é uma técnica de massagem relaxante em que os músculos e tecidos subcutâneos são alternadamente comprimidos e liberados. Durante a fase de pressão de cada movimento, a mão e a pele se movem conjuntamente sobre as estruturas mais profundas. Durante a fase de liberação (relaxamento), a mão ( ou mãos) desliza suavemente até uma área adjacente, e o movimento é repetido.

Efeitos do Amassamento na massagem relaxante;
.
Pela compressão e relaxamento alternados dos músculos nessa massagem relaxante , as veias (tanto superficiais como profundas) se esvaziam e enchem alternadamente. Assim, fica aliviada a congestão nos leitos capilares, e melhora o fluxo de sangue proveniente das arteríolas para os capilares.
O fluxo da linfa fica estimulado pelo mesmo mecanismo.
A administração de um amassamento vigoroso provoca vasodilatação na pele. A pele é mobilizada pelas manipulações, e isso promove sua elasticidade.

Massagem relaxante com Fricções;
.
As fricções são técnicas de massagem relaxante que consistem de movimentos breves, precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados numa direção circular. Esses movimentos profundos são habitualmente realizados pelas pontas dos dedos, embora a almofada do polegar ou palma também possam ser utilizados.

Efeitos da Fricção na massagem relaxante;
.
A pressão profunda e contínua nos tecidos causa lesão local e libera uma substância similar à histamina e outros metabólitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas do local, causando vasodilatação. A magnitude da resposta depende da profundidade da manipulação e da duração da aplicação dessa técnica de massagem relaxante.
.

 
PUBLICIDADE
O lOuvor nosso de cada dia
Alimento para alma
Jesus vence as drogas - O livro
Deus é B.o.m   Histórico
Pai de aluguel
Facebook
Grávida
Casa de REcuperação
Platão
Disk Bíblia
Amigos de Jesus
SOS Africa
Cuidador de idosos
Maju
Canal do Tercival
GRAÇA
Fé e Enfermagem
Deus Feto
Atendente de Enfermaem
Tcb
Curso de Psicanálise Cristã
Orar sem cessar
Radio
Cpc
Projeto Teo
Trabalho voluntário
Toque corações
Paternidade
Bíblia
Brazil 4 life
Fe e enfermagem
Sociedade dos poetas vivos
CBP
Projeto PAI - África
Lojas Americanas
Menina
Almoço para mordores de rua
Solidão
A última página
Pré Escola Comunitária
Nosso amigo o dom
FALE CONOSCO
Projeto Edificando
Down
Encceja
cesab
Deus é Bom
CCC
Aborto
Whatsapp
Dúvidas
jvd


Comunidade Evangélica Virtual Deus é Bom
Fale Conosco | contato@deusebom.com
Todos os direitos reservados