Clique na figura ao lado para comprar livros de Tercival Psicanalista
  Venda de Livros
 
 
Página Inicial
Histórico
Fatos e Fotos
Vídeos
Arquivos de Audios
Notícias
Links
Fale Conosco
 Notícias
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Cristianismo e Psicanálise - A dupla dinâmica
     Por Ministro Tercival Campestre Barbosa psicanalista CBPRESP 000436
 

O que falta ao cristianinsmo nos dias de hoje, é voltar as suas orignes, e lembrar que o Cristo mandou limpar primeiro o interior do copo.

Se todo aquele que se diz cristão, estiver preocupado em ser melhor por dentro, com certeza o mundo fica melhor, por fora.

A proposta da psicanálise é esta, dar um tempo para se entender, dar um tempo para Sócrates que sugeriu: Conhece-te a ti mesmo.

Eu, Tercival, aos dez anos de idade ao saber que o homem chegava à lua disse: " O homem preocupado em ir às nuvens, esqueceu-se que a maior nuvem do universo ainda está em sua própria mente, obscurecida"

Só para esclarecer: Não é o cristianismo que está invadindo o espaço da psicanálise. Freud é que influenciado pelo judaismo, parafraseou conceitos bíblicos.





Cristianismo e Psicanálise compõe uma "dupla dinâmica", capaz de ajudá-lo a sair de sua Bat Caverna



Veja os termos usados por Freud há um século e os textos bíblicos milenares

ID - Refere-se aos instintos animais do homem, primários, primitivos, comer quando tem fome, sem regras. É o que a bíblia chama de carne, pecado, “o mundo”...

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”. Romanos 8:7

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

SUPEREGO - É o que censura, baseado nos princípios sociais e morais - É o que a bíblia chama de Espirito Santo de Deus.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Corintios 6:19

EGO - Refere-se a aquele que deve reinar absoluto, após equilibrar desejos e censuras - É o que a Bíblia chama de homem.

“Enchei a terra, sujeitai-a e dominai” Gênesis 1:28

AB-REAÇÃO - Freud deu este nome ao momento em que o individuo toma consciência de um trauma, problema, esquecido, se emociona = Descarga emocional, dando oportunidade para a “cura” ou. mudança de comportamento... - Isto é exatamente o que a bíblia chama de arrependimento!

“Senhor... Se em alguma coisa tem prejudicado alguém, o restituo, quadruplicado” Lucas 19:8.

NEUROSE - É o conflito entre ID e superego - Na Bíblia isto se chama, tentação conflito entre a carne e o espírito.

Diz o Apóstolo Paulo: ”Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” Romanos 7:18-19

INCONSCIENTE – É o que a bíblia chama de coração – A sede dos sentimentos.

“Sobretudo o que deves guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” Provérbios 4:23

TÉCNICA DA LIVRE ASSOCIAÇÃO – Consiste em deixar o paciente falar livremente, tendo acesso assim a questões ocultas no seu inconsciente. Entendendo que para a bíblia o inconsciente é chamado de coração note o pensamento bíblico:

“O que sai da boca, procede do coração” – Mateus 15:18
“Da abundância do coração, fala a boca “– Lucas 6:45

INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS - Enquanto A psicanálise se detém na atemporalidade passada, os profetas da bíblia, e todo o crente, viajam para o futuro.

“Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes”:... Daniel 2:28

SUBLIMAÇÃO – Desviar a energia dos instintos sexuais, por exemplo, para atividades de valor social, cultural, artístico. A filosofia Hindu oriental chama isto de canalizar, o evangelho de Jesus chama isto de converter.

Disse Jesus: “Vinde após mim e eu os farei pescadores de homens” Mateus 4:19

TRANSFERÊNCIA E CONTRA - TRANSFERÊNCIA – Refere-se aos efeitos das experiências do analisando sobre a pessoa do analista e vice versa. Veja o que diz a bíblia:

“Como o ferro afia o ferro, assim a face de um homem, afia a face de seu amigo” Provérbios 27:17


A POSTURA DE DISPONIBILIDADE DO ANALISTA EM OUVIR: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tiago 1:19

COMPLEXO DE ÉDIPO - Freud declara que aquele que não compreender o conflito deste complexo, não pode ser psicanalista:

“A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os psicanalistas” Professor Doutor Sigmund Freud

Com certeza, pois o conflito entre pai e filho é a base do drama da humanidade, segundo a bíblia: Lúcifer e Jeová - Adão e Eva - O filho pródigo - O Cristo obediente. A humanidade é o filho pródigo que tenta viver longe de Deus. Está no instinto do homem, matar o pai, Deus, para ficar com a mãe, vida. Ser mais sábio do que Deus e viver a vida! Esta geração se droga, para calar o superego, a censura, a consciência, a verdade, o reino de deus que está DENTRO de nós. Lucas 17:21

Édipo hoje: Matar o Pai censor, as regras sociais, morais e religiosas, afoga-lo num copo de álcool ou sufoca-lo no pó das drogas, para cair nos braços da balada, da mãe, Vida, Eva!

“E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a MÃE de todos os viventes”. Gênesis 3:20

Ninguém fica mais magoada que a mãe quando uma menina se perde, se prostitui, se droga... É Electra atacando a mãe para ficar com o pai, o destino

O filho caído na rua... Mata o pai de vergonha!

Édipo consiste em: Matar a fonte de onde eu vim, para que eu seja!

Sexo, drogas e rock - Para ter a liberdade do sexo e do rock, só drogando o bom censo!

Ser um bêbado, jogado, sem destino, viciado, ladrão, assassino, devasso, tudo isto questiona a autoridade de Deus Pai.

Tudo isto está dizendo: “Tá vendo, Deus perfeito, comigo você falhou... Você não é tão perfeito assim”.

Para atacar o pai, Édipo se destrói e cria um ciclo de tragédias.


Solução para o drama milenar da humanidade:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2:20

O Cristo é o bom filho. O Ego, o homem em harmonia com Deus, que reconstitui as condições do paraíso: “Enchei a terra, sujeitai-a e dominai” Gênesis 1:28

O Cristo é o filho que está tão em harmonia com o pai que ao invés de querer matá-lo, entrega-se à morte por amor a Ele

Não reina mais em mim o eu adâmico que briga com o pai e diz: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” Gênesis 3:12

Reina em mim o eu crístico: Édipo em harmonia com Laio = “Eu e o pai somos um” João 10:30

Renunciar a mãe vida em favor do Deus pai:

“Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.” Marcos 8:35

Respeitar a autoridade paterna, e ter o amor materno:

“... Buscai primeiro o reino de Deus (pai), e a sua justiça, e todas estas coisas (mãe) vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33

Freud não criou nada de novo... mas, para todo aquele que se dispuser a conhecer suas teorias, haverá mais luz, sobre o que era velho!

A psicanálise freudiana é um auxilio, para vivermos a plenitude do evangelho.

Com seu charuto na mão, dizendo-se não religioso, Freud realiza religião. Ao divulgar o conflito de Édipo e, através da psicanálise, tentar promover paz entre ID e Superego, Freud promove a mais pura Religião, do latim “religare”... Religar o homem com Deus, o filho com o pai.

Os cinco atributos de Deus e as carênias humanas - Uma teoria psicanalítica de Tercival Campestre Barbosa

Jeová Deus, o pai de Cristo é o criador, nós suas criaturas, feitos à sua imagem e semelhança, somos criativos. Ele cria os céus, nós os arranha-céus. Ele cria a Terra, nós o metrô de baixo da terra. Ele cria os mares, nós o submarino. Ele é onipotente, nós temos sede de poder. Ele é onisciente, nós temos fome de conhecimento. Ele é onipresente, nós desejamos fama, notoriedade, sermos vistos por muitos, em muitos lugares. Quando não satisfazemos uma ou várias destas características, que estão em nosso DNA cósmico, somos candidatos à neurose, depressão, infelicidade. Deus é eterno, por isso nós não queremos morrer.

O cristianismo sem psicanálise, se torna capitalismo.

Enroscar a corda da autoanálise no topo da mente do homem, e descer corpo a dentro examinando todas as áreas de sua vida, para torná-lo melhor é um trabalho para a dupla dinâmica: Cristianismo + Psicanlálise.

 
PUBLICIDADE
Radio
Projeto Edificando
jvd
Orar sem cessar
Curso de Psicanálise Cristã
Down
O lOuvor nosso de cada dia
cesab
Casa de REcuperação
Deus Feto
Paternidade
Solidão
Disk Bíblia
Tcb
Amigos de Jesus
A última página
Encceja
Trabalho voluntário
Aborto
Toque corações
Alimento para alma
Whatsapp
FALE CONOSCO
Jesus vence as drogas - O livro
Platão
CBP
Lojas Americanas
Almoço para mordores de rua
Facebook
GRAÇA
Deus é B.o.m   Histórico
Projeto Teo
Menina
Dúvidas
Fe e enfermagem
CCC
Fé e Enfermagem
SOS Africa
Nosso amigo o dom
Canal do Tercival
Maju
Sociedade dos poetas vivos
Cuidador de idosos
Grávida
Bíblia
Pré Escola Comunitária
Pai de aluguel
Cpc
Brazil 4 life
Projeto PAI - África
Deus é Bom
Atendente de Enfermaem


Comunidade Evangélica Virtual Deus é Bom
Fale Conosco | contato@deusebom.com
Todos os direitos reservados