CPC
Clínica de Psicanálise Cristã
Rua dos Melros, 68
Vila Cardoso Franco - São Paulo
Cep 03978-360
Fones: (11) 998.641.845
  Clube de autores
 
 
Página Inicial
Histórico
Fatos e Fotos
Vídeos
Notícias
Links
Divã Virtual
Cadastro .    
Login .    
Fale Conosco
 Notícias
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Cristianismo e Psicanálise - A dupla dinâmica
     Por Ministro Tercival Campestre Barbosa psicanalista CBPRESP 000436
 

O que falta ao cristianinsmo nos dias de hoje, é voltar as suas orignes, e lembrar que o Cristo mandou limpar primeiro o interior do copo.

Se todo aquele que se diz cristão, estiver preocupado em ser melhor por dentro, com certeza o mundo fica melhor, por fora.

A proposta da psicanálise é esta, dar um tempo para se entender, dar um tempo para Sócrates que sugeriu: Conhece-te a ti mesmo.

Eu, Tercival, aos dez anos de idade ao saber que o homem chegava à lua disse: " O homem preocupado em ir às nuvens, esqueceu-se que a maior nuvem do universo ainda está em sua própria mente, obscurecida"

Só para esclarecer: Não é o cristianismo que está invadindo o espaço da psicanálise. Freud é que influenciado pelo judaismo, parafraseou conceitos bíblicos.





Cristianismo e Psicanálise compõe uma "dupla dinâmica", capaz de ajudá-lo a sair de sua Bat Caverna



Veja os termos usados por Freud há um século e os textos bíblicos milenares

ID - Refere-se aos instintos animais do homem, primários, primitivos, comer quando tem fome, sem regras. É o que a bíblia chama de carne, pecado, “o mundo”...

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”. Romanos 8:7

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

SUPEREGO - É o que censura, baseado nos princípios sociais e morais - É o que a bíblia chama de Espirito Santo de Deus.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Corintios 6:19

EGO - Refere-se a aquele que deve reinar absoluto, após equilibrar desejos e censuras - É o que a Bíblia chama de homem.

“Enchei a terra, sujeitai-a e dominai” Gênesis 1:28

AB-REAÇÃO - Freud deu este nome ao momento em que o individuo toma consciência de um trauma, problema, esquecido, se emociona = Descarga emocional, dando oportunidade para a “cura” ou. mudança de comportamento... - Isto é exatamente o que a bíblia chama de arrependimento!

“Senhor... Se em alguma coisa tem prejudicado alguém, o restituo, quadruplicado” Lucas 19:8.

NEUROSE - É o conflito entre ID e superego - Na Bíblia isto se chama, tentação conflito entre a carne e o espírito.

Diz o Apóstolo Paulo: ”Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” Romanos 7:18-19

INCONSCIENTE – É o que a bíblia chama de coração – A sede dos sentimentos.

“Sobretudo o que deves guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” Provérbios 4:23

TÉCNICA DA LIVRE ASSOCIAÇÃO – Consiste em deixar o paciente falar livremente, tendo acesso assim a questões ocultas no seu inconsciente. Entendendo que para a bíblia o inconsciente é chamado de coração note o pensamento bíblico:

“O que sai da boca, procede do coração” – Mateus 15:18
“Da abundância do coração, fala a boca “– Lucas 6:45

INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS - Enquanto A psicanálise se detém na atemporalidade passada, os profetas da bíblia, e todo o crente, viajam para o futuro.

“Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes”:... Daniel 2:28

SUBLIMAÇÃO – Desviar a energia dos instintos sexuais, por exemplo, para atividades de valor social, cultural, artístico. A filosofia Hindu oriental chama isto de canalizar, o evangelho de Jesus chama isto de converter.

Disse Jesus: “Vinde após mim e eu os farei pescadores de homens” Mateus 4:19

TRANSFERÊNCIA E CONTRA - TRANSFERÊNCIA – Refere-se aos efeitos das experiências do analisando sobre a pessoa do analista e vice versa. Veja o que diz a bíblia:

“Como o ferro afia o ferro, assim a face de um homem, afia a face de seu amigo” Provérbios 27:17


A POSTURA DE DISPONIBILIDADE DO ANALISTA EM OUVIR: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tiago 1:19

COMPLEXO DE ÉDIPO - Freud declara que aquele que não compreender o conflito deste complexo, não pode ser psicanalista:

“A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os psicanalistas” Professor Doutor Sigmund Freud

Com certeza, pois o conflito entre pai e filho é a base do drama da humanidade, segundo a bíblia: Lúcifer e Jeová - Adão e Eva - O filho pródigo - O Cristo obediente. A humanidade é o filho pródigo que tenta viver longe de Deus. Está no instinto do homem, matar o pai, Deus, para ficar com a mãe, vida. Ser mais sábio do que Deus e viver a vida! Esta geração se droga, para calar o superego, a censura, a consciência, a verdade, o reino de deus que está DENTRO de nós. Lucas 17:21

Édipo hoje: Matar o Pai censor, as regras sociais, morais e religiosas, afoga-lo num copo de álcool ou sufoca-lo no pó das drogas, para cair nos braços da balada, da mãe, Vida, Eva!

“E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a MÃE de todos os viventes”. Gênesis 3:20

Ninguém fica mais magoada que a mãe quando uma menina se perde, se prostitui, se droga... É Electra atacando a mãe para ficar com o pai, o destino

O filho caído na rua... Mata o pai de vergonha!

Édipo consiste em: Matar a fonte de onde eu vim, para que eu seja!

Sexo, drogas e rock - Para ter a liberdade do sexo e do rock, só drogando o bom censo!

Ser um bêbado, jogado, sem destino, viciado, ladrão, assassino, devasso, tudo isto questiona a autoridade de Deus Pai.

Tudo isto está dizendo: “Tá vendo, Deus perfeito, comigo você falhou... Você não é tão perfeito assim”.

Para atacar o pai, Édipo se destrói e cria um ciclo de tragédias.


Solução para o drama milenar da humanidade:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2:20

O Cristo é o bom filho. O Ego, o homem em harmonia com Deus, que reconstitui as condições do paraíso: “Enchei a terra, sujeitai-a e dominai” Gênesis 1:28

O Cristo é o filho que está tão em harmonia com o pai que ao invés de querer matá-lo, entrega-se à morte por amor a Ele

Não reina mais em mim o eu adâmico que briga com o pai e diz: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” Gênesis 3:12

Reina em mim o eu crístico: Édipo em harmonia com Laio = “Eu e o pai somos um” João 10:30

Renunciar a mãe vida em favor do Deus pai:

“Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.” Marcos 8:35

Respeitar a autoridade paterna, e ter o amor materno:

“... Buscai primeiro o reino de Deus (pai), e a sua justiça, e todas estas coisas (mãe) vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33

Freud não criou nada de novo... mas, para todo aquele que se dispuser a conhecer suas teorias, haverá mais luz, sobre o que era velho!

A psicanálise freudiana é um auxilio, para vivermos a plenitude do evangelho.

Com seu charuto na mão, dizendo-se não religioso, Freud realiza religião. Ao divulgar o conflito de Édipo e, através da psicanálise, tentar promover paz entre ID e Superego, Freud promove a mais pura Religião, do latim “religare”... Religar o homem com Deus, o filho com o pai.

Os cinco atributos de Deus e as carênias humanas - Uma teoria psicanalítica de Tercival Campestre Barbosa

Jeová Deus, o pai de Cristo é o criador, nós suas criaturas, feitos à sua imagem e semelhança, somos criativos. Ele cria os céus, nós os arranha-céus. Ele cria a Terra, nós o metrô de baixo da terra. Ele cria os mares, nós o submarino. Ele é onipotente, nós temos sede de poder. Ele é onisciente, nós temos fome de conhecimento. Ele é onipresente, nós desejamos fama, notoriedade, sermos vistos por muitos, em muitos lugares. Quando não satisfazemos uma ou várias destas características, que estão em nosso DNA cósmico, somos candidatos à neurose, depressão, infelicidade. Deus é eterno, por isso nós não queremos morrer.

O cristianismo sem psicanálise, se torna capitalismo.

Enroscar a corda da autoanálise no topo da mente do homem, e descer corpo a dentro examinando todas as áreas de sua vida, para torná-lo melhor é um trabalho para a dupla dinâmica: Cristianismo + Psicanlálise.

 
PUBLICIDADE
A arca de lavicret
Nosso amigo o dom
O lOuvor nosso de cada dia
Deus feto
Amigos de Jesus
Toque corações
Entendendo a esquizofrenia
Sociedade dos poetas vivos
Curso para cuidadores de idosos
Casa de REcuperação
FALE CONOSCO
Whatsapp
cesab
Disk Bíblia
Atendente de Enfermaem
Pré Escola Comunitária
Amme
mano Down
CCC
Filmes grátis
Bíblia
Deus é Bom
CBP
SOS Africa
Radio
Fe e enfermagem
Projeto Teo
Trabalho voluntário
Fé e Enfermagem
Jesus vence as drogas - O livro
Facebook
Almoço para mordores de rua


Comunidade Evangélica Virtual Deus é Bom
Fale Conosco | contato@deusebom.com
Todos os direitos reservados