Há anos atrás quando eu pedagogo, e minha mãe Professora Therezinha Barbosa, que ao longo de décadas participamos da educação de centenas de alunos, ouvimos falar em APROVAÇÃO AUTOMÁTICA, pre-vimos o desfalque que isto provocaria em setores técnicos da sociedade.
A aprovação automática, passar por diversas séries escolares sem mensurar conhecimentos e sem reprovação, é estratégia de ECONOMIA BURRA do governo. Economia pois , se examinasse, avaliasse o conhecimento e capacidade dos alunos o número de reprovados e retidos seria tanto que com certeza teriam que construir muito mais escolas para abrigar os novos alunos de cada ano, mais os repetentes. Burra, pois deixa a juventude á margem das exigências técnicas do nosso século, e quem fica á margem é marginal.
A aprovação automática é a declaração pública da incompetência de educar e a prova inequívoca da falência da decantada "escola nova" que repudiou a tradicional e lançou o ensino na miséria da falta de conhecimento.
A aprovação automática é o governo a declarar:" A educação é direito de todos e dever do Estado. Já demos nove anos de ensino fundamental e três anos de ensino médio . Exigir qualidade, tirar proveito das aulas, correr atrás da informação, isto é trabalho-obrigação-problema do aluno e da família."
Na prátia oaluno pensa: Se aprovam sem exigir conhecimento, não vou estudar.
E os educadores pensam: Se aprovam de qualquer jeito, não vou ensinar .
O aluno finge que estuda, o professor finge que ensina, a família finge que educa, o governo finge que forma.
Quando o jovem se dá conta que vive numa sociedade de hipócritas fingidos, se revolta se torna violento e viciado. O padre é pedófilo, o pastor é ladrão, o político é corrupto. Conclui que tornar-se adulto é apenas um passaporte para a imbecilidade: Poder beber álcool, entrar em motel , assistir filmes porcos. Ele é aprovado automaticamente para a vida adulta, sem ter que fazer nenhuma prova de caráter.
Temos assim o paradoxo: Analfabetos com ensino médio completo!
Incapazes de redigir, entender texto, expressar-se de maneira civilizada. Com toda tecnologia do Face e nenhuma filosofia na face.
Papagaios amestrados que repetem o que dita a mídia e a moda.
Quem é analfabeto no ensino médio não tem condições de fazer faculdade de medicia. Por isso precisamos de
MAIS MÉDICOS
E em breve precisaremos
MAIS ENGENHEIROS
MAIS ADVOGADOS
MAIS TÉCNICOS
MAIS CÉREBRO
Religiosamente falando, retirar a reprovação do não apto da escola, é o mesmo que retirar o inferno de fogo e enxofre da bíblia. Se não tem juízo final, castigo eterno, diabo com chifre, então eu posso ser qualquer porcaria ou... deixar para resolver na próxima encarnação!
CONCLUSÃO:
Precisamos de MAIS CRENTES
CRENTES NA JUSTIÇA
CRENTES NA MORAL
CRENTES NO CONHECIMENTO
CRENTES NA VERDADE
O aluno mal formado, o mau médico, sim aquele que no ensino fundamental colava nas provas. que no ensino médio recortava e colava textos da internet, que na faculdade pagou para fazerem seu TCC... Sim ele... Ele está nos esperando no centro cirúrgico da vida para cortar nossa barriga com um bisturi enferrujado.
Diz a bíblia: "...Os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados". 2 Timóteo 3:13
|