Clique na figura ao lado para comprar livros de Tercival Psicanalista
  Venda de Livros
 
 
Página Inicial
Histórico
Fatos e Fotos
Vídeos
Arquivos de Audios
Notícias
Links
Fale Conosco
 Notícias
terça-feira, 6 de março de 2012
Diferença entre Psquiatria, psicologia e psicanálise
     Por ilista.com.br
 

A mente humana é complexa demais, sofre alterações genéticas, temperamentais e ainda traumas que podem causar graves sequelas. Com o objetivo de facilitar a vida que se desenvolveu a ciência, ela é uma fonte rica e inesgotável de conhecimento e estudos que tem capacidade de curar e entender como funciona nosso comportamento. E com o foco da mente existem os três “psis” que vem contribuir com essa análise.

Segundo Denise Marcon, psicóloga, tutora do Portal Educação, é muito importante conhecermos qual a diferença real entre estas três ciências. “Temos que levar em consideração que a psicologia, psiquiatria e psicanálise, cada uma em seu espaço, tem um ponto em comum, que é proporcionar uma boa saúde mental para os indivíduos”, explica.

Cada uma possui suas particularidades, históricos bem diferentes e métodos teóricos e trabalho individuais. Além do mais existe mais uma ciência que também objetiva estudar a mente, porém não vamos citar aqui, que é a neurociência.

Quem explica as diferenças é Lenilson Ferreira, psicanalista, que falou sobre o assunto com a Livraria da Folha. Em resumo, a Psicologia, é a ciência do comportamento humano e busca adequá-lo a uma normalidade. Trabalha exatamente na parte consciente da mente humana e tem como premissa “vender a felicidade”.

Já a Psicanálise, é o estudo do inconsciente, ou seja, da parte da mente humana da qual não temos conhecimento direto. Ela vem ajudar a entender certas coisas, como sentimentos e o porquê de fazermos certas coisas. As respostas geralmente podem ser encontradas em nosso inconsciente e a Psicanálise nós dá as técnicas de acesso a ele. É por causa disso que há quem diga que a Psicanálise “vende a verdade”.

A Psiquiatra é a única dentre as três que habilita seu profissional a prescrever medicamentos, os chamados psicofármacos, assim contribuindo no tratamento dos sintomas apresentados. Nota-se ainda, que psiquiatras, buscam conhecimentos de Psicanálise, trazendo mais benefícios aos pacientes.Leia mais em: Portal Educação - Medicina1 comentário(s)


Por: Dr.Wagner Paulon em 27/07/2011

Excelente Articulista, Excelente Artigo, Didática Perfeita, clara e objetiva. Parabéns Psicanalista e Escritor Lenilson Ferreira. Grato. Atenciosamente, Dr.Wagner Paulon Conselho Brasileiro de Psicanaálise ( I.N.N.G.)


 
PUBLICIDADE
Radio
jvd
GRAÇA
CBP
Solidão
A última página
Toque corações
Alimento para alma
Tcb
Encceja
FALE CONOSCO
Deus é Bom
Atendente de Enfermaem
Deus é B.o.m   Histórico
Maju
Loja livros
Nosso amigo o dom
O lOuvor nosso de cada dia
Menina
Almoço para mordores de rua
Orar sem cessar
Amigos de Jesus
Projeto Edificando
Projeto PAI - África
SOS Africa
CCC
Curso de Psicanálise Cristã
Fe e enfermagem
Bíblia
Platão
Fé e Enfermagem
Paternidade
Cpc
Canal do Tercival
Projeto Teo
Deus Feto
Cuidador de idosos
Pai de aluguel
cesab
Aborto
Grávida
Trabalho voluntário
Disk Bíblia
Down
Sociedade dos poetas vivos
Jesus vence as drogas - O livro
Pré Escola Comunitária
Facebook
Dúvidas
Brazil 4 life
Whatsapp
Casa de REcuperação


Comunidade Evangélica Virtual Deus é Bom
Fale Conosco | contato@deusebom.com
Todos os direitos reservados