Conforme a enciclopédia Larrousse, o conceito básico e elementar de religião, provem de sua etimologia “religare”, sugerindo a ideia de ligar novamente o homem com Deus.
A mesma enciclopédia define discutir, como “examinar, investigar, questionar, buscar os prós e contras...”.
Partindo do pressuposto que Deus é perfeito, para religar-me com Ele preciso melhorar!
Só posso alegar que religião não se discute, se for a favor da estagnação do ser humano.
Quando entendo que estamos submersos em mazelas, e sinto desejo de sair delas, examino, investigo, questiono, meios de “auto melhorar” para aproximar-me de Deus.....
Consequentemente o viver ao meu derredor fica melhor, quando eu sou melhor!
Tentar melhorar o em redor sem melhorar o homem é enxugar gelo. Pois no final da linha de montagem quem aperta o último botão da tecnologia. Quem dá o último parecer da política, é um ser, humano ou não, egoísta ou não, melhorado ou não.
Gosto da definição bíblica da pura religião. Não diz que é uma denominação, um prédio, uma coreografia, um estilo de vestir-se, uma hierarquia com pessoas importantes e bem pagas na liderança, nada disso. A bíblia diz que religião é uma atitude. Veja que delícia:
“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” Tiago 1:27
Parabenizo a igreja católica que neste 22 de fevereiro discutiu religião. Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB, em presença do Ministro da saúde Alexandre Padilha, lançou a campanha da fraternidade 2012, sob o tema: FRATERIDADE E SAÚDE PÚBLICA.
O tema da capanha se inspira no livro bíblico-católico SIRÁCIDA, que em seu capítulo 38 traz excelente reflexão sobre o papel do médico. Vale a pena conferir!
A autoria deste livro é atribuída a Ben Sirac,180 ac, também conhecido como Jesus, filho de Sirac. Este livro também é chamado de ECLESIASTICO, ou livro da igreja. É diferente do conhecido livro de Eclesiastes. Delícia pura !
|